Para indivíduos ativos, poder ter seu cachorro correndo com você é o sonho, mas chegar lá nem sempre parecerá um sonho. Desde garantir que seu cão esteja bem equipado até ensiná-lo novos gestos com as mãos, treinar filhotes para obedecer pode ser complicado. Confira nosso guia rápido sobre como treinar seu cão para correr com você para começar a correr!
1. Seu cão está à altura da tarefa?
índice
A primeira e mais importante coisa a verificar é a saúde do seu cão, assim como a sua. Sua aptidão física pode ser altamente dependente de sua raça e idade, portanto, use seu próprio critério e consulte um veterinário se não tiver certeza. Normalmente, raças como dachshunds não devem ser levadas em corridas longas, enquanto retrievers ou huskies vão adorar. Certifique-se de levá-lo ao veterinário e você a um médico antes de sair em sua primeira tentativa.
2. Obtenha o equipamento adequado
Uma coleira padrão não funcionará se você estiver correndo com um cão de médio a grande porte. Considere obter um arnês apenas para ser seguro. Os arreios espalham a pressão ao puxar a coleira para que seu filhote nunca seja puxado. Não se esqueça de se planejar para o clima! Se estiver quente, planeje adequadamente trazendo bastante água. Se estiver no lado mais frio, tente colocar seu cão em roupas de proteção.
3. Crie um hábito
Agora você está pronto para começar! Antes de correr loucamente, faça aventuras mais lentas e curtas com seu cachorro. Estabeleça uma rotina regular de caminhada para que seu filhote se familiarize com a rota. Vá um pouco mais longe todos os dias até cobrir o comprimento da rota. Quando ele estiver totalmente confortável, você pode começar a introduzir sugestões.
4. Insira sugestões
Uma vez que seu hábito esteja no lugar, certifique-se de que seu cão entenda comandos básicos como “ficar” e não se distraia facilmente com veículos ou crianças. Use um clicker de treinamento, sinais de mão pré-determinados e dicas verbais e guloseimas saborosas para garantir os comportamentos estabelecidos. Comece introduzindo pequenas botas de corrida e, em seguida, combine-as com seus sinais e uma guloseima. Depois que seu filhote começar a entender o sinal de “comece a andar”, apresente o sinal de “comece a correr”. Faça isso por algumas semanas e você terá um parceiro de corrida rapidamente!
Correr com seu cão pode ser um ótimo momento de união e um exercício fantástico para vocês dois! Se você e seu cão adoram aventura e um desafio, você sempre pode levar a corrida para o próximo nível levando seu cão em trilhas ou experimentando diferentes terrenos.