Como socializar um cachorro


grupo de cachorros se encontrando durante uma caminhada

O treinamento e a socialização precoce e frequente são importantes para todos os filhotes, a fim de se tornarem cachorros completos e, muitas vezes, bem comportados. Por mais importante que seja para todos os cachorros, também é negligenciado por muitos donos de cachorros, o que resulta em uma variedade de problemas comportamentais e frustrações. Na pior das hipóteses, a falta de socialização pode resultar em um cão agressivo que morde e acaba precisando ser entregue ou abatido. A melhor maneira de dar ao seu cachorro a melhor chance de se tornar um cão confiante é treiná-lo e socializá-lo adequadamente. Aqui está o que você precisa saber sobre por que a socialização é importante e como socializar um filhote:

Por que a socialização é importante?

índice

O mundo pode ser um lugar assustador para um cachorrinho. Eles enfrentarão novas experiências, novos cheiros, animais e cachorros estranhos, pessoas estranhas e muito mais. A socialização ajuda a apresentá-los a novas experiências e situações desde cedo, para que possam se sentir confiantes e confortáveis ​​em novas situações mais tarde na vida. Este é o momento em que é fundamental que eles saibam que estão bem quando se deparam com algo ou alguém novo e que não precisam ter medo.

A socialização precoce ajuda um cão com um crescimento psicológico saudável e com o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento. Cães que são socializados adequadamente quando filhotes tendem a exibir comportamentos mais saudáveis, são mais extrovertidos e confiantes e tendem a ser mais estáveis ​​em geral. Um cão bem socializado ficará curioso sobre novas situações e as enfrentará com calma, enquanto um cão mal socializado tenderá a reagir com ansiedade e medo, o que pode levar a respostas agressivas. A socialização por si só não resultará em um cão bem-comportado, pois você precisa treinar seu cão e ensiná-lo regras e limites, mas certamente ajuda.

Quando você deve começar a socializar seu cachorro?

Você deve começar a socializar seu filhote o mais cedo possível. Idealmente, a socialização começa antes de você trazer seu cachorro para casa. Mas, você não tem muito controle sobre isso. A maioria dos filhotes é adotada entre 8 e 16 semanas de idade e este é o momento perfeito para começar ou continuar a socializar seu filhote.

A socialização também não é algo que para quando o cachorro cresce. É algo que deve continuar, junto com o treinamento, ao longo da vida do seu cão. Seu cão é seu companheiro e você deve continuar fazendo coisas novas e experimentando coisas novas com ele. Você e seu cachorro ficarão felizes por isso.

Como você pode socializar um cachorro?

Socializar um filhote significa levá-lo a novos lugares, deixá-lo conhecer novas pessoas e experimentar coisas novas. O mais importante é ficar de olho no seu cachorro e garantir que as experiências com você sejam positivas.

Tudo bem se o seu cachorro ficar muito cansado ou começar a parecer assustado – isso é normal e é importante que você o tranquilize. Se eles começarem a ficar cansados, elogie-os pelo bom comportamento e volte para casa. Se eles começarem a sentir medo, é importante que você os tranquilize e conforte para que não associem uma resposta de medo a essa nova situação ou experiência.

Como socializar um filhote é apresentá-lo a coisas novas de maneira positiva, há muitas coisas que você pode fazer para fornecer essa ampla gama de experiências positivas. Aqui estão apenas algumas ideias de como socializar um filhote para você começar:

1. Inscreva-se nas aulas de treinamento de filhotes

As aulas de treinamento de filhotes são uma ótima maneira de começar a socializar seu filhote e, ao mesmo tempo, aprimorar suas habilidades de treinamento. Isso não apenas ajuda a fortalecer o vínculo entre você e seu filhote, mas também fornece um ambiente seguro para eles conhecerem novas pessoas, outros cachorros e uma variedade de outras situações.

Além disso, você deixará cada aula com muitas dicas e informações úteis que poderá usar em casa para se relacionar ainda mais com seu filhote, treiná-lo e socializá-lo. Estes são apenas alguns dos benefícios das aulas de treinamento de filhotes.

2. Faça caminhadas em novos lugares

Você e seu filhote podem ter uma rota de caminhada favorita ou designada para as pausas para o banheiro e caminhadas programadas, mas isso não significa que você não possa fazer caminhadas exploratórias em novos lugares. Esses passeios são feitos para você e seu cachorro explorarem e experimentarem um novo lugar juntos, então certifique-se de ter um pouco de paciência e reservar algum tempo para seu cachorro farejar e verificar as coisas. Essas também podem ser ótimas oportunidades para praticar o treinamento com trela de seu filhote.

3. Conheça pessoas diferentes

Fazer caminhadas em novos lugares é uma ótima maneira de seu filhote conhecer novas pessoas, assim como as aulas de treinamento de filhotes. Você também pode conferir o parque local para cachorros ou ver se há algum encontro de cachorros em sua área. Todas essas podem ser boas maneiras de seu cão ganhar experiência em conhecer várias pessoas diferentes e ajudá-las a se sentirem mais confortáveis ​​quando confrontadas com estranhos.

Durante esses encontros, é importante ficar atento para que uma criança bem-intencionada não machuque acidentalmente seu filhote ou um cachorro desconhecido cause sofrimento a ele. Às vezes, faz sentido começar com pessoas que você conhece e depois passar para outros donos de cachorros ou estranhos amigáveis ​​a partir daí. Esta é uma das dicas para ajudar seu cão tímido a interagir com outros cachorros e pessoas.

4. Experimente novas atividades

Além do básico, este também é um ótimo momento para experimentar novas atividades com seu cão. Apresente-os à água e veja se eles gostam de nadar com você. Experimente fazer caminhadas ou visitar a praia. Depois que eles conhecerem suas maneiras dentro de casa, experimente levá-los a um drive-thru da Starbucks para um “puppuccino” ou visitar um café ao ar livre.

Pense em novas atividades que deseja experimentar, identifique aquelas que são adequadas para cachorros e leve seu cão para aproveitá-las com você. Contanto que seu cão tenha treinado e responda bem aos comandos, essas viagens em público devem ser um ótimo momento para vocês dois!

A socialização é muito importante para a saúde e o bem-estar do seu cachorro. Não é muito cedo para começar e é um processo que deve ocorrer durante toda a vida do seu cão. Com treinamento e socialização desde o início, além dessas dicas sobre como socializar um filhote, você pode ajudar a colocar seu filhote no caminho de uma vida canina bem-sucedida.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *