No dia 1 de fevereiro de 2021, o Banco Central iniciou a implementação do Open Banking – também chamado de Open Finance – no Brasil. O sistema tem como objetivo oferecer mais opções para o consumidor e permitir que ele tenha mais liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiser.
Abaixo, entenda o que isso significa.
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Na tradução literal, open banking significa “banco aberto”, ou “sistema bancário aberto”. Mas o que isso quer dizer, na prática?
Imagine todos os pagamentos do tempo de crédito histórico que você pagará ao banco ou instituição financeira – como os pagamentos do dinheiro histórico, como pagamentos do crédito histórico, com o banco ou o perfil de gastos…
Hoje, se você quiser mudar de banco, essas informações ficam presas – uma instituição não passa esse histórico para outra. Seu relacionamento precisa começar do zero, mais dificuldades para acessar o crédito e outros serviços, por exemplo.
Com Open Banking, o cliente consiga todas as suas informações e sem-las-las para onde quiser, ter que começar do zero uma nova instituição.
Quais as vantagens do Open Banking?
Entre os benefícios do sistema, estão:
- Mais liberdade e autonomia para os clientes hoje, a burocracia interna das instituições é uma barreira enorme na hora de tentar mudar de banco. E quanto maior o tempo de relacionamento com uma instituição, mais informações ela tem a respeito do cliente. Ao migrar, pelo menos parte dessas informações se perde. Com o Open Banking, o cliente não fica preso a esse sistema.
- Menos custos: o sistema é muito mais integrado, permitindo cortar intermediários e tornar os processos mais rápidos e baratos.
- Mais competição: o Open Banking é uma barreira de entrada para novos serviços e produtos, criando um ambiente mais competitivo e com mais opções para o consumidor. Afinal, se fica mais fácil trabalhar para uma pessoa, como suas instituições terão que melhor para manter os clientes mais fáceis.
Veja também:
Open Banking: 7 dúvidas respondidas
O Open Banking considera todo o histórico financeiro do cliente?
Como vai funcionar o Open Banking no Brasil?
No Brasil, o cronograma de 2021 foi dividido em 4 etapas, de acordo com o Banco Central.
- Fase 1: A primeira fase teve início no dia 1º de fevereiro. Nela, foram abertos os dados das instituições participantes, canais de atendimento e os produtos e serviços que suportam – como contas de depósito à vista, salvação e operações de crédito. Essa 1ª fase não envolve o compartilhamento de dados de clientes.
- Fase 2: Na fase, que começou no dia 13 de agosto, seus clientes começaram a compartilhar com as suas contas pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNP, telefone, endereço e dados de transações relacionadas aos produtos e dados de suas transações. Tudo isso acontece somente com um autorizado da pessoa.
- Fase 3: Na terceira fase, que teve início em 29 de outubro, passou a ser possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco via Pix. Os clientes podem ter acesso a serviços como pagamentos por um aplicativo de mensagem, por exemplo.
- Fase 4: Na quarta fase, que começou em 15 de dezembro, será possível o compartilhamento de produtos e serviços de seguros, câmbio, entre outros, disponibilizados por instituições participantes.
Ainda há um cronograma previsto para 2022, quando deve ocorrer uma liberação gradual de outras funcionalidades. Veja como dados:
- 15 de fevereiro de 2022: Possibilidade de iniciação em pagamento com TED e transferência entre contas na mesma instituição;
- 4 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a seguros, previdência complementar aberta e capitalização;
- 11 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a serviços de credenciamento em arranjos de pagamento;
- 18 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados de operações de câmbio;
- 25 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados de contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento;
- 30 de junho de 2022: Possibilidade de iniciação em pagamento de boletos;
- 30 de setembro de 2022: Possibilidade de iniciação de pagamentos com pagamento em conta.