Como RH deve analisar as frases no objetivo do currículo


Você trabalha com RH e quer entender tudo sobre análise de currículo? Este artigo é para você!

Quem analisa candidatos deve saber que algumas frases fazem toda a diferença no currículo! Afinal, nos dias de hoje, a objetividade e certeza do que um candidato procura para a sua vida profissional são quesitos bastante valorizados pela maioria dos recrutadores.

Por isso, neste artigo, vamos explicar a importância das frases na área de objetivo do currículo. Continue a leitura e descubra como os recrutadores agem para analisar os candidatos!

Não perca tempo… Faça a avaliação dos candidatos em 1 minuto! Selecione, de um jeito prático, o melhor funcionário para trabalhar na sua empresa. clique aqui!

frases Quais chamam a atenção de um recrutador na análise de currículo?

índice

Com a quantidade de demanda diária e os diversos desafios de atuar em um RH estratégico, é preciso garantir táticas que agilizem o trabalho. Além disso, a responsabilidade de contratar exige um olhar apurado para todos os candidatos que passam no sistema do setor de recursos.

pesquisas mostram que a média de tempo que cada recrutador gasta na primeira análise de currículo é de apenas 30 segundos. Quais informações são mais importantes neste momento?

Entre os principais dados que merecem a atenção de um recrutador, estão as frases de objetivo. Elas oferecem um panorama sobre quem é o candidato, sua situação profissional atual e seu desejo de atuação na empresa.

Durante uma análise de currículo, profissionais de recrutamento e seleção são atraídos por informações que são diretas e causam impacto. Um bom exemplo é a menção de “habilidades interpessoais”cada vez mais solicitadas pelas corporativas.

Se um candidato fala que se preocupa com o clima organizacional, com os valores da empresa, em trabalhar em equipe e colaborar com o crescimento da organização por meio de suas habilidadescertamente seu currículo vale uma observação mais detalhada.

O ideal é que o documento tenha um apelo especial e direto ao perfil da empresa que faz o recrutamento. O cuidado em personalizar a candidatura é uma mostra de interesse real na vaga, eliminando aqueles que estão “atirando para todos os lados”.

Quais os critérios de RH devem ser considerados na análise de currículo?

Não há uma fórmula absoluta para a análise. Cada recrutador pode criar seus próprios métodos e até usar ferramentas digitais para fazer uma primeira análise. No entanto, para ajudar quem precisa avaliar a candidatura de um profissional, resolvemos elencar alguns critérios que precisam ser observados:

  • apresentação estética do currículo: espaçamentos, formalidade, disposição dos dados e português correto;
  • formação adequada para a vaga: é fundamental que o candidato preencha os requisitos necessários;
  • descrição pessoal e dos objetivos profissionais: como o profissional se apresenta, o que fala sobre seus pontos fracos e fortes, o que espera da empresa e o que está disposto a oferecer;
  • trajetória profissional: a experiência em cargas semelhantes e o tempo do candidato em cada empresa;
  • habilidades específicas: soft skills e hard skills.

Quando um recrutador deixa um currículo de lado?

Assim como algumas frases chamam a atenção de um recrutador, outras questões podem fazer com que um candidato seja descartado na análise de currículo.

Por exemplo, frases com erros de português ou excesso de clichês costumam ser desqualificadas. O mesmo acontece se o currículo parecer neutro e impessoal, como algo copiado de um site.

Outro fator que pode desqualificar rapidamente um candidato é o não entendimento do perfil da vaga. Muitos profissionais se candidatam a vagas cujas exigências não correspondem à sua formação. Ao perceber essa atitude, o currículo é deixado de lado e o recrutador ainda pode marcar o profissional.

Nova frase de chamariz