[ad_1]
Grupo deve ser acompanhado por técnicos de ministérios; Janja teve reunião para debater tema, uma prioridade de Lula
Técnicos da ONU chegam a Belém na 2ª feira (9.out.2023) para avaliar a cidade como possível sede da COP30, conferência climática, em 2025. O grupo deve ser acompanhado por técnicos de ministérios e pela primeira-dama Janja Lula da Silva. Trata-se de uma prioridade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A visita está prevista para terminar na 6ª feira (13.out).
Janja se reuniu na última semana com o ministro Jader Filho (Cidades) para discutir a organização da conferência climática para daqui a 2 anos. O tema tem sido recorrente em discursos do presidente. Em junho, Lula declarou que não mediria esforços para apoiar o governo do Pará e a prefeitura de Belém na realização da COP30. No entanto, afirmou que a cidade precisará de uma série de melhorias para receber o evento internacional.
O grupo da ONU deve preparar um relatório para o Brasil (país anfitrião) com as medidas para adequar a cidade ao evento.
A visita seria no meio de 2024. Foi antecipada a pedido da Casa Civil, que coordena o tema no governo. Ao lado de Janja, técnicos da pasta vão acompanhar a equipe da ONU –o ministro Rui Costa não deve ir. Integrantes dos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo também devem viajar para Belém.
A indicação para a sede da COP30 é dos países caribenhos e latino-americanos da ONU. Já há acordo pelo apoio a Belém costurado por Lula e pelo Itamaraty, mas a cidade paraense precisa ser confirmada oficialmente na COP28, que será realizada no final de 2023, nos Emirados Árabes Unidos.
No governo, há duas alas:
- os que temem que o Brasil possa perder a chance de sediar o evento;
- os que avaliam que o governo está apenas se adiantando e não veem nenhuma chance de outra cidade receber a COP30.
Conforme mostrou o Poder360, Belém conta com 12.115 leitos de hotel em todas as categorias. A capital do Pará precisaria, pelo menos, quadruplicar sua capacidade hoteleira para atender a expectativa de público para o evento daqui a 2 anos, que é cerca de 50.000 visitantes.
Os técnicos da ONU visitarão Belém depois do Círio de Nazaré, festa católica que é o maior evento do Estado. É realizada anualmente e reúne milhões de pessoas em uma série de procissões em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. A festa de 2023 é neste domingo (8.out.2023).
[ad_2]