Cidade de São Paulo confirma 1º caso de gripe aviária

[ad_1]

O estado brasileiro com maior número de infecções é o Espírito Santo, com 25; Ao todo, país regista 62 casos

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou na 6ª feira (7.julho.2023) o 1º caso de gripe aviária na cidade de São Paulo. Ao todo, o Brasil registra 62 infecções pela doença.

O caso paulistano foi em uma ave silvestre da espécie trinta-réis-de-bando. Do total de infecções confirmadas no país, 61 foram encontradas em animais silvestres e apenas uma em ave de subsistência (que serviria para o sustento de dois moradores). Esta última foi no município de Serra, no Espírito Santo.

O Estado com maior número de infecções é o Espírito Santo, com 25 casos confirmados, segundo o dados do ministério.

Em 22 de maio de 2023, o governo público na edição extra do Diário Oficial uma portaria Declarar estado de emergência sanitária animal em todo o território nacional, por 180 dias, em função da detecção do vírus no Brasil. Como fui designado pelo ministro Carlos Favaro (Agricultura).

A influenza aviária é uma doença de distribuição mundial, com ciclos pandêmicos, podendo trazer sérias consequências para o comércio internacional de produtos avícolas. Segundo o ministério, como a maioria dos dois casos foi registrada em aves silvestres, mantém-se a condição do Brasil de país livre para o comércio.


Leia mais sobre a gripe aviária:


desde que você Primeiros registros da doença no país em 15 de maio, foram realizadas 1.489 investigações suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves. Outros 4 estão em andamento.

A transmissão da gripe aviária é realizada através do contato com aves doentes ou mortas. A orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária é que a população não recolha aves que encontrem pais ou óbitos e chame o serviço veterinário mais próximo para evitar o contágio da doença.



[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *