Chinesa BYD anuncia 1ª fábrica de veículos elétricos no Brasil


Montadora vai investir R$ 3 bilhões em 3 plantas industriais em Camaçari, na Bahia, para produzir carros, caminhões e ônibus

A montadora chinesa BYD anunciou em sua 3ª feira (4 de julho de 2023) a instalação de 3 plantas industriais em Camaçari, na região metropolitana de Salvador (BA). O investimento anunciado é de R$ 3 bilhões, com previsão de geração de 5.000 empregos.

A BYD é uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo. Na Bahia, a montadora deve produzir veículos elétricos e híbridos. Chassis de ônibus e caminhões elétricos também serão produzidos na unidade.

Vamos trazer inovação e alta tecnologia para o país. Nosso plano é levantar o carro elétrico mais avançado aqui na Bahia. Nosso sonho é voltar para a Bahia, polo de inovação e alta tecnologia. E com essa construção vamos devolver essa instalação para a Bahia ou nosso centro da América Latina. Crescer em toda a América Latina é o nosso objetivo“, disse Stella Li, vice-presidente Global da BYD Brasil, durante o evento deste dia 3 (4 de julho).

O complexo fabril da BYD na Bahia terá 3 fábricas para produção de peças, linhas de montagem para dois veículos e processamento de lítio e fosfato de ferro.

Nas instalações serão fabricados 7 modelos de carros elétricos e híbridos, com capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano. Os modelos que serão feitos no Brasil serão expostos durante o evento Farol da Barra, em Salvador.

As negociações para comandar a montadora chinesa na Bahia começaram em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a BYD e o governo baiano, e serão consolidadas este ano após reuniões na China e não no Brasil entre executivos do grupo como Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou governador Jerônimo Rodrigues (PT).

A empresa deve operar nas instalações da norte-americana Ford no Brasil. As negociações para a compra do terreno estão avançadas. A expectativa é que o complexo industrial da BYD inicie a produção de veículos no 2º semestre de 2024.

A fábrica de Camaçari foi utilizada pela Ford em 2021, quando a montadora norte-americana anunciou que encerraria a produção de automóveis no Brasil e demitiu cerca de 4.000 trabalhadores na região.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *