O desempenho e as características de um líder são constantes nos departamentos de recursos humanos. Ao invés de ser capaz de gerar problemas de eficácia e eficiência principalmente de soluções, o que não é necessário para que um líder de solução funcione.
Se você quer ser um bom líder, ou está procurando alguém para liderar equipes em sua empresa, então este conteúdo foi produzido para você. Descubra quais são as características de um líder!
O que é liderança?
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A liderança se concentra nas pessoas, buscando e influenciando atitudes e comportamentos positivos ao seu redor.
A liderança pode surgir naturalmente, quando uma pessoa se destaca como líder, sem ter uma posição de liderança, nesta situação, ela é chamada de liderança informal. Por outro lado, quando um líder é um líder e começa a assumir uma posição de autoridade, ele ou ela exerce autoridade formal.
Um líder é uma pessoa que lidera um grupo. Existem vários tipos de líderes, que mudam de acordo com as características do grupo ou da empresa, por exemplo. Um bom líder tem a função de unir os elementos do tempo, para que juntos eles possam alcançar objetivos comuns.
A importância da liderança
Empresas que têm ou desenvolvem bons líderes tendem a ser bem sucedidas. O líder tem um papel muito importante nos processos de qualquer empresa. Ele ou ela é alguém que veste a camisa da empresa, da própria organização.
Os líderes são de grande importância, pois eles gerenciam pessoas e objetivos da equipe, transmitem a cultura da empresa e envolvem sua equipe, para que a missão, objetivos e valores da equipe estejam alinhados.
Mesmo que um líder não trabalhe diretamente dentro de certos objetivos, é muito importante que ele ou ela saiba como funcionar dentro deles, pois isto fornece à empresa um feedback constante sobre como os objetivos estão se desenvolvendo, assim como o contato direto e o planejamento com os funcionários.
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Principais características de um líder
Pessoas que querem ser líderes, para cumprir esta função é necessário e desenvolver algumas características específicas, que podem ser estudadas, no entanto, para todas as características específicas. No entanto, é possível citar alguns traços característicos para ser um bom líder. Os seguintes são os principais.
1. passar a segurança aos subordinados
Ao invés de intimidar sua equipe, um bom líder encoraja, ou seja, ele encoraja seus seguidores em seus esforços para fazer um bom trabalho. Isto pode ser feito passando a confiança na delegação e gestão de grupos.
A confiança que um bom líder transmite está intimamente relacionada com a confiança e o carisma.
2. tomada de decisão
Outro fator muito importante que envolve bons líderes é a capacidade de tomar decisões. A habilidade de saber tomar decisões rápidas e precisas é fundamental em qualquer líder. A boa notícia é que esta habilidade pode e deve ser constantemente trabalhada e melhorada, promovendo assim uma constante evolução e sucesso.
3. ser claro sobre as expectativas
Cada membro da equipe deve estar ciente do que se espera deles, além de sua área na empresa, e é o líder que deve deixá-los saber disso.
Um bom líder deve ser claro em suas expectativas e, desta forma, situar seus colaboradores em relação à importância e ao impacto que o trabalho feito por eles pode ter sobre a empresa como um todo.
4. Desafiando uma equipe
Aqueles que não estão treinados ou entediados não são levados a executar um trabalho bem planejado, então o líder os desafia.
Um bom líder é capaz de promover o mesmo interesse em realizar tarefas bem projetadas. Líderes e equipes em zonas de conforto são um prejuízo para toda a empresa.
5. Dê um bom exemplo
Faz pouco sentido exigir atitudes dos funcionários que não vêm de si mesmo. Portanto, é importante para um bom líder dar um bom exemplo.
Dar bons exemplos é uma maneira tão eficaz que não afeta a influência dos tempos e, portanto, o sucesso de uma empresa, pois faz com que os subordinados reflitam sobre si mesmos e também queiram desempenhar um bom papel.
6. Reconhecer e recompensar o desempenho
Nós vivemos em uma época em que recompensar o bom desempenho se tornou uma questão natural na maioria dos ambientes das empresas. Além da diretoria e do departamento de recursos humanos também reconhecerem o bom desempenho, o líder deve fazer isso.
E ao invés de reconhecer o bom desempenho, o bom líder é aquele que recompensa aqueles que fizeram um trabalho. Esta compensação pode vir na forma de bônus financeiros, tempo livre ou flexibilidade na viagem, por exemplo.
7. Dando feedback
Esta é outra característica muito presente em um líder, afinal, a cultura de feedback é fundamental para o processo de melhoria constante e o conseqüente aumento do sucesso das equipes.
Dar um feedback positivo, faz com que a equipe se sinta reconhecida pelas tarefas realizadas, sendo capaz de encontrar as melhores maneiras de realizá-las. Em outras palavras, o processo de feedback de um líder pode ser definido como o ato de remar junto com a equipe em direção a um objetivo comum.
8. Saber como usar os talentos de seus colaboradores
Todo bom líder tem um amplo conhecimento de sua equipe. Conhecer o perfil de seus colaboradores é essencial para qualquer identificação dos pontos fortes e fracos de cada membro, sendo capaz de delegar tarefas de forma sistemática, otimizando o processo de execução das mesmas, a fim de alcançar um excelente resultado final.
Quais são as qualidades de um bom líder?
Como é bem conhecido, o mundo dos negócios está sempre procurando profissionais eficientes para ocupar posições de liderança.
É por isso que, como características de liderança são encorajadas em muitos profissionais que acabaram de entrar no mercado de trabalho. Entretanto, os líderes nascidos são apoiados por muitos cursos e treinamentos não qualificados.
Com isto em mente, nós separamos as características que um bom líder possui:
- Influência sobre as pessoas ao seu redor;
- Falta de medo de exposição aos outros.
- Iniciativa para tomar decisões
- Habilidades de comunicação;
- Possui disponibilidade;
- Habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo;
- Possui uma curiosidade natural e está sempre à procura de coisas novas;
- Assume a responsabilidade por suas ações;
- Sabe como encontrar soluções para situações ou problemas inesperados;
- É decisivo quando se trata de construir confiança;
- Inspira confiança;
- Diz não quando necessário; É autêntico e carismático
- É autêntico e carismático;
- Sabe como delegar;
- Respeitoso;
- Exige resultados sem hostilidade.
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