Nós sabemos que sua organização tem suas próprias características, dados de segurança que precisam ser armazenados, dados que são armazenados com segurança. É por isso que os campos personalizados são tão valiosos, pois eles permitem que você registre as informações adicionais que seu RH precisa.
Neste artigo, vou explicar com mais detalhes como funcionam os campos personalizados, quais são suas principais características e como podem ser muito úteis para o seu RH. Junte-se a mim!
Campos personalizados: centralize as informações que o RH precisa
índice
Imagine que sua empresa tenha contratado um software para facilitar o gerenciamento do seu RH. No momento da admissão da informação, a empresa pede ao candidato um conjunto de regras de trabalho, mas faltam dados que são muito importantes durante o dia de trabalho de um funcionário.
Você quer saber se a pessoa tem alguma restrição dietética, se ela tem o certificado ou B, o número de sapatos que serão necessários para o PID. E se para o recrutamento de PJ… outro rio de informações essenciais. De qualquer forma, há muitas coisas que você registra em proteções, como formulários ou planilhas adicionais.
E é aí que entram os campos personalizados. Eles centralizarão as informações que você precisa no sistema que você já usa. Com isso, você pode economizar muito tempo e ter esse serviço de dados quando você precisar e em um só lugar.
Veja também:
Conheça os subsistemas de RH e aplique na sua empresa
Como humanizar o RH com ajuda da tecnologia
Que tipos de campos podem ser criados?
Dependendo de sua necessidade e objetivo, você pode configurar campos personalizados para as respostas
- no texto;
- Sim/Não;
- a partir de uma lista;
- nos dados.
Se for importante para os funcionários escreverem a resposta, definir o campo personalizado como texto pode resolver a situação. Este é o caso dos campos que pedem e-mail pessoal, que são os que o colaborador deseja no e-mail corporativo e até mesmo um endereço alternativo para receber correspondência, presentes, bens da empresa, entre outros.
Mas se o campo criado requer uma resposta mais simples e direta, defini-lo como sim/não ou mesmo como uma lista pode ser uma maneira mais assertiva. Por exemplo, se você precisa perguntar se o funcionário quer se juntar ao benefício XYZ, o campo sim/não é o ideal. Por outro lado, se o importante é saber o tamanho da camiseta do kit de boas-vindas ou mesmo do Equipamento de Proteção Individual (EPI), basta criar um campo de lista com os tamanhos (S, M, L, etc.).
Simplificando o registro de informações adicionais por relação de emprego
Como mencionado acima, se sua empresa trabalha com profissionais de PJ, é bem conhecido que muitas vezes é necessário trabalhar nesta modalidade. Portanto, seria ideal ter campos que só podem ser vistos por esta relação de emprego específica.
Na Convenia isso é possível. Você só quer criar um campo, usando somente para aqueles que são CLT você configura este link. Se você quer um campo para aqueles que trabalham como estagiários, o procedimento é o mesmo.
Na prática, você pode criar campos personalizados para a relação de emprego que você deseja, seja CLT, PJ, estágio, estágio, sócio, diretor estatutário, trabalho temporário, entre outros. O mesmo campo pode ser válido para todas as relações de emprego, ou pode ser configurado para um, dois, três ou mais. Você tem autonomia para controlar este processo!
O RH decide o que será obrigatório e você pode consultar sobre as mudanças
Ter liberdade é muito importante. Portanto, ao criar um campo de informação, o RH pode definir se ele é obrigatório ou não. Da mesma forma, você também tem que cumprir com os conselhos de sinalização, que podem ser completados pelos funcionários definindo como eles devem ser executados.
Você também pode contar com o histórico de mudanças. Portanto, se o próprio funcionário ou RH quiser mudar as informações, você não tem que ter certeza. Todo o histórico de mudanças feitas é armazenado na plataforma.
Campos personalizados apenas para uso de RH
Há a possibilidade de criar campos personalizados a serem preenchidos somente pelo RH, tais como informações trabalhistas, contribuição sindical e ausências/saídas. Desta forma, informações adicionais ou RH podem ser submetidas como registradas e consultadas a qualquer momento.
Extraia relatórios sempre que quiser e em poucos cliques
Não faz sentido criar um novo campo se não for possível acessar as informações em massa de forma rápida e fácil. Portanto, sempre que você precisar, você pode extrair relatórios sem formatação Excel de um ou vários campos personalizados que foram criados na plataforma. Isto torna muito mais fácil e intuitivo verificar estas informações e gerar insights a partir destes dados.
Muito bem feito. Agora que você conhece o potencial dos campos personalizados, a pergunta permanece: você irá criar campos para sua empresa?
Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo site do Sertão Alerta portal para mais conteúdos e notícias como esta!