Bancos alertam para golpes no programa Desenrola Brasil


Renegociar os dividendos dos bancos e dos nossos bancos, diz Febraban; Os valores só podem ser debitados após a formalização de um contrato

PARA febraban (Federação Brasileira de Bancos) emitiu um alerta para golpes envolvendo o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dividendos que entrou em vigor na 2ª feira (17 de julho de 2023). O objetivo do projeto é reintroduzir na economia pessoas com restrições de crédito, permitindo melhores condições para renegociar dividendos bancários.ebc.png

Segundo as entidades, os criminosos podem aproveitar o programa para aplicar ataques por meio de links falsos e engenharia social, que utiliza técnicas para enganar o usuário a fornecer dados sigilosos e realizar transações financeiras.

Na 1ª fase do programa, as instituições financeiras limpam o nome das pessoas com débitos de até R$ 100. A divisão não é perdoada. Só tem de deixar de usar o seu nome e poder contrair novos empréstimos e realizar operações.

Ainda existe a possibilidade de renegociação de débitos com bancos para devedores com locação de R$ 20 mil. O Desenrolar apenas uma faixa de dividendos contratada em 31 de dezembro de 2022.

“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, redes sociais e patrocinados por sites de busca. Faça você mesmo o contato com o su banco. Fique atento para não aceitarmos propostas de envio de títulos com o objetivo de garantir melhores condições de renegociação dos dividendos. Reforçamos que só é possível renegociar os dividendos com dois bancos oficiais”, Afirmou, em nota, Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

A Febraban orienta que os interessados ​​em renegociar as divisões dentro do Desenrola Brasil busquem informações apenas em dois canais oficiais de dois bancos que darão suporte ao programa, como agências, e não na internet bancário ou em seus aplicativos bancários. É para negociar sem internet bancárioa entidade sugere que, para acesso, o próprio usuário digite o endereço da instituição financeira.

Caso o cliente desconfie de alguma oferta ou valor, deverá entrar em contato com o banco através de seus canais oficiais. Além disso, somente após a formalização de um contrato de renegociação é que o usuário poderá ter os valores debitados da conta, nas datas acordadas.

Outro alerta é, no caso dos boletos, a checagem na hora do pagamento está realmente sendo feita para a instituição financeira com a qual o cliente está pendente.

A Febraban acrescenta que não envia comunicado para renegociar dividendos na Desenrola. Caso receba alguma mensagem com a logomarca da entidade ou dos bancos, o cliente deve descartá-la e entrar em contato com os canais oficiais da instituição financeira, como agência, internet banking e aplicativo bancário.


Com informações da Agência Brasil.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *