Automação de processos de RH e DP: Como implementar?

Há uma série de rotinas e rotinas de EP que podem ser aprimoradas com tecnologias de ferramentas de assistência de RH por técnicos de RH, muitas delas suportadas por sistemas de gerenciamento. Este é um reflexo da Indústria 4.0, também chamada de quarta revolução industrial. É por isso que a automação dos processos de RH é tão necessária.

Um estudo recente da Deloitte indica que 56% dos gerentes de RH estão redesenhando seus processos para ferramentas digitais. Isso significa abandonar o tradicional e abraçar o novo.

Quer automatizar o seu RH, mas não sabe por onde começar? Baixe o eBook HR Automation: The Complete Guide e aprenda como usar a automação de processos de RH para reduzir custos, assertividade e produtividade.

As rotinas que podem ser melhoradas incluem distribuição de pay stub, comunicação interna e gerenciamento de benefícios, tempo e presença, recrutamento e seleção, e muito mais. Tudo com mais precisão, agilidade e agilidade.

Você quer saber mais sobre a automação dos processos de RH e RHD e seus benefícios? Nós criamos um post sobre o assunto especialmente para você. Então leia atentamente os seguintes desenvolvimentos. Vamos lá!

Os processos de RH podem ser automatizados Quais processos?

índice

A automação dos processos de RH significa o avanço da tecnologia e do trabalho manual. Neste caso, trata-se de uma série de tarefas que podem ser realizadas manualmente.

Em geral, estas são as tarefas mais burocráticas e repetitivas. Eles consomem tempo para os gerentes e os impedem de se concentrar em outras questões, tais como o relacionamento com a equipe de trabalho.

Há um grande número de passos, tarefas de execução que podem avançar e um número de passos, finais ou tarefas que podem avançar por uma grande margem. As principais incluem:

Relatórios, dados e gráficos (painel de controle).

A transformação digital tem fortalecido o gerenciamento de dados corporativos. Hoje, aplicações virtuais que analisam números variáveis, relatam e apresentam resultados de forma gráfica simples e intuitiva.

Outro recurso que exibe dados de uma forma bem organizada e visual são os painéis de controle. Quando a empresa usa essas tecnologias, é mais fácil entender a qualidade dos serviços internos, bem como a produtividade dos profissionais.

Esta informação será importante nas reuniões de liderança. Nessas ocasiões, relatórios e gráficos ajudam na tomada de decisões, melhoria dos objetivos e melhoria dos projetos internos ou comerciais.

Você pode gostar:

Conheça os subsistemas de RH e aplique na sua empresa

Como humanizar o processo de RH com tecnologia.

Revisão de currículos profissionais

As empresas estão à procura do melhor talento profissional para a equipe interna. Entretanto, não é fácil identificar tais trabalhadores entre os muitos currículos enviados para o processo de seleção. Mas a automação de processos pode ajudar.

Não há mercado para ferramentas tecnológicas que analisem currículos e escolham as que melhor atendam aos requisitos de uma vaga. Estas aplicações são baseadas em inteligência artificial, aprendizado de máquinas, grandes dados e análise de pessoas. Como tal, eles são muito precisos.

Desta forma, os recrutadores entrarão em contato com os candidatos ideais, sem ter que fazer o trabalho duro de avaliar os currículos em um curto espaço de tempo. Outra vantagem é evitar o desperdício de tempo e recursos dos candidatos que entram no processo de seleção mas não têm nenhuma chance de serem contratados pela empresa.

Entrada digital

Em tempos da pandemia de Covid-19, do escritório doméstico e do modelo híbrido de trabalho, os processos de RH estão se tornando cada vez mais digitais. Um exemplo é a admissão de novos funcionários.

Com a ajuda do software de RH, a empresa realiza uma indução completa em menos de vinte minutos. Como isso é possível? Graças a características tais como

  • Assinatura de contrato digital;
  • Vinculação de benefícios;
  • Leitura de documentos (OCR).

Assim, o RH ganha agilidade e o novo funcionário já começa a ter uma excelente experiência com a empresa.

Gerenciamento da folha de pagamento

As entradas da folha de pagamento geram muito trabalho para os funcionários. Como resultado, não é raro que o documento tenha erros que levam a grandes processos ou retrabalho.

Felizmente, o RH tem à sua disposição tecnologias que calculam automaticamente a folha de pagamento para todos os funcionários. Este é um processo econômico e importante no tempo do pessoal que pode ser usado para outros processos mais importantes.

Rastreamento de indicadores-chave de desempenho

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são fundamentais para a análise das demandas de RH. Através de um aplicativo de gerenciamento de RH, a empresa escolhe os melhores indicadores e recebe os resultados das medições através de relatórios automáticos.

Por exemplo, relatórios sobre rotatividade, absenteísmo e horas extras, entre outros.

Controle de tempo

Com parte da equipe no escritório em casa, o RH tem que gerenciar as viagens tanto desses funcionários quanto daqueles no escritório físico. Para facilitar isso, o acompanhamento do tempo pode ser feito através de um sistema integrado com aplicações.

Desta forma, os funcionários registram seus dispositivos diretamente de um dispositivo eletrônico. Estes dados são transmitidos para o controle central, que organiza: horas trabalhadas, horas extras, tempo livre, etc.

Nossas atividades não significam que elas vencerão na base da Resistência, a automação. O software pode ajudar na execução, monitoramento e melhoria das rotinas.

Para isso, são necessárias tecnologias específicas, como software de recrutamento e seleção (R&S) ou controle do departamento de pessoal. Este tópico será abordado nas próximas páginas!

Quais são os benefícios da automação de processos?

Há vários benefícios. A primeira é a transição digital do setor de RH. Ao entrevistar mais de 10.000 líderes, a pesquisa da Deloitte citada acima descobriu que 80% consideram o RH digital “importante” ou “muito importante”. Em outras palavras, a integração de tecnologias digitais é uma necessidade básica para a competitividade.

Para os especialistas, este novo RH é chamado de muitos 3.0. Enquanto o HR 1.0 foca apenas nas demandas operacionais e o HR 2.0 nas estratégicas, o HR 3.0 também abraça o digital. Em outras palavras, ela tem responsabilidades mais amplas. Os benefícios do RH e, é claro, também são muitos e modernos. Confira-os:

1. foco na atividade final.

Manter o foco é um desafio crescente, especialmente para profissionais de RH e AD. Há muitas tarefas diárias, várias burocráticas e demoradas. Neste caso, a automação dos processos de RH é muito útil.

Novas tecnologias permitem que qualquer processo repetitivo seja realizado pelo próprio sistema, com pouca ou nenhuma interferência humana. Isto permite que o gerente importante se concentre nas tarefas mais urgentes.

2. Aumento da produtividade diária

Em geral, a produtividade no trabalho é considerada baixa. Alguns estudos afirmam que apenas 39% do dia de trabalho é realmente produtivo. Com a tecnologia de RH, o desempenho pode ser muito maior.

A automação dos processos de presença de RH significa que eles funcionam ininterruptamente, mesmo sem a presença do gerente. Ele também garante um maior grau de precisão e, assim, evita um retrabalho demorado.

3. Otimizando a competitividade

Ao analisar 53 empresas entre 2011 e 2015, a pesquisa concluiu que, por terem boas práticas de RH, elas são 51% mais competitivas, em média. Em outras palavras, a gestão de pessoas é essencial para a competitividade das empresas.

O problema é que, hoje, a gestão de pessoas depende da tecnologia e automação dos processos de RH. Você tem que se concentrar em várias tarefas, e somente com ferramentas você pode manter a qualidade do trabalho.

4. Melhorar a comunicação

Um bom diálogo é crucial para o planejamento da equipe, assim como para alcançar as metas e objetivos da empresa. O problema é que muitas vezes há uma falta de canais de comunicação adequados entre o RH e os funcionários.

A automação dos processos de RH facilita a comunicação interna porque permite que relatórios, documentos e alertas sejam acionados automaticamente através do software de gerenciamento. Desta forma, todo profissional está mais bem informado.

5. Mais agilidade no que é feito

Tarefas realizadas manualmente muitas vezes levam mais tempo. Imagine um sistema de filtragem de CV: um a um pode levar muito tempo ou pode levar dias para analisar, mas um bom sistema faz o trabalho mesmo em poucos minutos.

Assim, a automatização dos processos de RH acrescenta agilidade à indústria sem perder qualidade. É passar o dia de trabalho no que realmente importa e é estratégico para o sucesso do RH, das equipes e de toda a empresa.

Qual é a importância do software para automatizar os processos de RH?

O software de gerenciamento de pessoas é a espinha dorsal do processo de transformação digital de RH, assim como a automação de muitas atividades. Sem isso, seria impossível alcançar os resultados descritos acima.

Mas você tem que prestar atenção na escolha do sistema de RH. Analise o fornecedor, a relação custo-benefício e as histórias de sucesso gratuitas e dê alguns passos importantes. Desta forma, você será capaz de fazer a melhor escolha.

A automação dos processos de RH pode beneficiar a indústria, tornando-a mais inteligente, mais produtiva e mais precisa em cada atividade. Ele também gera vantagens para a empresa, tornando-a competitiva e eficaz em estratégia e talento. É por isso que é importante investir no assunto e em novas ferramentas para as rotinas de RH.

Continue navegando pelo site do Sertão Alerta Portal para mais conteúdos e noticias de qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *