As auditorias são um processo que busca e inspecionam em determinadas atividades e constituições essenciais para a sobrevivência financeira e patrimonial das empresas. Aplicando-a especificamente RH, ela garante a qualidade e a segurança dos serviços internos.
Neste artigo, abordaremos sobre a auditoria em RH. Para isso, falaremos sobre os benefícios, como é realizado e qual é a melhor forma do RH se preparar para ela. Acompanhe os próximos passos!
O que é e quais são os benefícios das auditorias?
índice
Em termos simples, a auditórios é um conjunto de procedimentos técnicosRH para avaliação das atividades e:
- Comprovar a qualidade e a segurança dos processos;
- Avalia a eficiência e eficiência dos serviços;
- Indaga Melhores, Questiona, Observar e Calcular.
Para que todos esses tipos de testes foram realizados, são realizados dois tipos de testes:
- Substantivos – tem a finalidade de obter provas que comprovem a validade dos dados e sistemas pelos sistemas de RH;
- De observância – visa a mensuração dos controles internos estabelecidos pelo RH. Com isso, os auditores percebem se tudo está funcionando bem, além de constatarem se os colaboradores seguem as diretrizes dadas pelo setor.
Quais os benefícios de uma auditoria nas empresas?
Quando realizada da maneira correta, a auditoria em RH oferece muitos benefícios para as empresas. Entre eles, podemos destacar:
- Identificação de riscos: reconhecimento de fraquezas internas que podem prejudicar o desempenho do setor em curto, médio e prazo;
- Otimização das decisões de decisão: os relatórios gerados com auditorias ajudam os gerentes a elaborarem metas, objetivos e estratégias para o RH
- Elaboração de planos de açãoidentificação de falhas no RH a futuro, os gerirão a construir um planejamento estratégico para elimá-las, e assim evitarm novamente;
- Estruturação da governança interna: as auditorias possibilitam a definição de regras e a criação de uma política de qualidade para o RH.
Auditoria para o RH: como é feita?
O sucesso das auditorias no RH fornece uma série de ações bem fundamentadas. A seguir, elencamos um passo a passo com nossas práticas eficientes.
Planejamento
A garantia de planejamento e eficiência das auditorias. Nessa fase, algumas empresas desejam definir auditores para cada área do RH, como recrutamento e seleção, gestão de benefícios etc.
É nessa etapa também que se estrutura as metas da auditoria, por exemplo:
- Levantamento dos aspectos que exigem maior atenção;
- Elaboração dos recursos;
- Definição de um cronograma para cada auditoria.
Cronograma
Os gerentes irão criar um cronograma com os dados de início e término de cada auditoria. Para garantir o cumprimento dos prazos, o RH pode utilizar metodologiascomo o Scrum e o Kanban.
Esses métodos facilitam a visualização do fluxo das tarefas, otimizam os processos e revisam as tarefas que foram executadas em busca de erros e melhorias.
Lista de verificação
Os auditores precisam ter em mãos um checklist com todos os aspectos a serem selecionados. Desse modo, nenhum ponto importante será esquecido. Essa listagem será essencial também para a construção de relatórios sobre os processos do RH.
Pendências
Durante as auditorias, é normal que surjam pendências, ou seja, as configurações são feitas para manter o nível de qualidade dos serviços do RH. Para não cair no esquecimento, essas pendências precisam ter um prazo para serem finalizadas. O ideal é que as configurações de uma auditoria sejam resolvidas antes da realização da próxima.
Indicadores de desempenho
Uma boa estratégia é usada nos indicadores de desempenho (KPIs) nas auditorias do RH. Por exemplo, um KPI de nível de eficiência está registrando o nível de eficiência dos auditores.
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Como se preparar para uma auditoria interna no seu setor?
Antes de iniciar o RH, os gestores definem alguns detalhes importantes. São eles:
- Tipo de auditório: a autoria será contábil, operacional, de gestão, logística, riscos, sistemas, qualidade ou ambiental?
- Plano de auditoria: quais serão atendidos, prazos e os procedimentos adotados?
- Equipe responsável: quais são os colaboradores da realização e os checklists os colaboradores da realização?
- Técnica de auditoria: os auditores usaram a técnica de apresentação, coleta de dados, ou todas elas?
- Fluxogramas: os formulários estão prontos? Neles estão sendo executados como atividades que serão realizados e os quais serão?
- Relatórios: qual será o tipo do relatório: analítico, sintético, verbal, parcial ou especial?
Checklist para controle do RH
Após o planejamento das auditorias, iniciou-se a fase de realização. Nessa etapa, como dito, é importante que os auditores tenham uma lista de verificação que deve ser um padrão de controle para todas as auditorias.
Os pontos a serem incluídos nesse checklist são:
- Identificação de irregularidades;
- Estudo da política de gestão de pessoas;
- Verificação dos processos de recrutamento e seleção;
- Análise da política de cargas e;
- Mensuração da eficiência do programa de treinamento e desenvolvimento dos profissionais internos;
- Avaliação da gestão de competências;
- Verificação da gestão de prevenção de riscos e segurança do trabalho;
- Observação do cumprimento da legislação e das normas trabalhistas;
- Análise das condições do ambiente de trabalho em relação à estrutura física, tecnológica, ergonômica e psicossocial;
- Estudo sobre o estratégico do RH com a organização;
- Verificação do uso dos recursos financeiros;
- Avaliação do desempenho dos profissionais;
- Mensuração do atingimento de metas internas;
- Análise do índice de satisfação do tempo;
- Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos das demandas, bem como dos profissionais.
Vale lembrar que esses critérios do checklist são flexíveis. Sendo assim, o RH pode incluir novos pontos de acordo com suas necessidades internas.
De fato, a auditórios são os olhos da empresa sobre as atividades internas. Por isso, esse processo precisa fazer parte da política interna do negócio. Dessa forma, regularidade e os níveis de destruição, organização e qualidade serão sempre exibidos. O resultado será uma empresa bem sucedida no mundo empresarial.