O ano de 2020 representa um importante marco para a mobilidade elétrica brasileira. Uma parceria entre a EDP e os fabricantes Audi, Porsche e Volkswagen inaugura o primeiro carregador ultrarrápido público do Brasil, na cidade de Caraguatatuba (SP).
Este projeto de construção a partir de três novas estações de recarga ultrarrápida de três anos, com a maior instalação de toda a rede de São Paulo. Os carregadores utilizados no primeiro posto de recarga são HV160 de recarga ultrarrápida (150kW) em corrente contínua (DC) e um PC22 de recarga semirrápida (22kW) em corrente elétrica alternada (AC), da Electric Mobility, com capacidade para abastecer três veículos simultaneamente nos dois carregadores. O tempo médio de recarga é de aproximadamente 15 minutos para 100km de autonomia no carregador ultrarrápido.
O primeiro local conclusão fica no Shopping Serramar, litoral norte de São Paulo (Av. José Herculano, 1086 – Pontal de Santa Marina, Caraguatatuba-SP).
O cronograma prevê o início da implantação de mais 10 novos postos em 2020, que estarão na Rodovia Régis Bittencourt, Rodovia Fernão Dias, Rodovia dos Bandeirantes e Via Anhanguera.
O Plug & Go conta com um investimento de R$ 32,9 milhões e vai se conectar com os eletropostos de outras iniciativas, formando um corredor com mais de 2.500 milhas de extensão que interliga São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis. Este é o primeiro e maior projeto da América do Sul de instalações de carregadores ultrarrápidos (150 kW e 350 kW).
Os novos eletropostos colocarão a EDP na liderança em postos de carregamento ultrarrápido no Brasil. Serão 29 carregadores de 150 kW (DC) e um carregador de 350 kW (DC), e mais 30 equipamentos de 22 kW (AC). Assim, cada posto de recarga terá uma estação ultrarrápida e uma semirrápida. Os tipos de plugs de eletropostos atendem à maioria dos modelos de veículos com plug-in de recarga disponíveis no mercado brasileiro.
“O primeiro posto da rede de recarga ultrarrápida estratégica é um marco importante num projeto tão liderado pelo baixo da mobilidade elétrica no Brasil. iniciativas como essa no Brasil”, afirma Nuno Pinto, chefe de Mobilidade Elétrica e Serviços ao Cliente da EDP Smart.
Para Johann, CEO e Presidente da Audicheck, “incorporou o Brasil e eles adicionaram a eles, o Brasil, cada vez mais incorporados a essa integração. tron, primeiro veículo elétrico10% elétrico da marca, temos com nossos clientes e a percepção é de peça que abril de lançamento de nossos pontos de referência no mercado de recarga ultrarrápida como este brasileiro ainda mais confiança para a realização de viagens. Importante para atender a demanda crescente de veículos elétricos no Brasil e mostrar como uma sinergia entre pode trazer impactos positivos para os consumidores.
“Um dos fatores de atratividade elétricos para os consumidores é a criação de uma rede de carregamento tão grande e abrangente a um carro existente hoje para veículos. esportivo 100% elétrico da marca, a abertura de um eletroposto de carregamento rápido é fundamental para os clientes a segurança de poder percorrer longa distância e ter onde pontuar a bateria do automóvel”, Werner Schaal, Diretor de Vendas da Porsche Brasil. “A Porsche participou da estratégia de elétrica desde 2010, quando lançou o primeiro Caye Hybrid, e nestes dez anos aumentados de mobilidade dos carros elétricos híbrida oferta de carros elétricos. Agora chegou a vez dos carros elétricos.”
“A Volkswagen está se tornando uma transformação para a mobilidade de bilhões de pessoas sustentáveis e como tornar-se uma marca global em mobilidade elétrica. Produtos e híbridos híbridos com o lançamento do Golf GTE, híbridos. O plugue desta estratégia depende de uma ampla infraestrutura de carregamento. para nossos clientes e demais clientes, bem como estimulados como pessoas demais se sintam confiantes para escolher um automóvel híbrido ou elétrico nos próximos anos”, destaca Pablo Di Si, usuários e CEO da Volkswagen América Latina.
“Estamos felizes em ser o primeiro centro comercial a receber o carregador ultrarrápido, ea fazer parte desse marco da mobilidade elétrica. É um privilégio abrir para uma nova sustentabilidade de veículos que se tem mostrado eficiente e uma alternativa para a mobilidade”, Marcelo Luiz, Superintendente do Serramar Shopping. Para recarregar os veículos elétricos na rede elétrica, os usuários enviados de entrega elétrica solicitados (EDP para cadastro no site dos elétricos Smart, e em seguida um cartão de mobilidade elétrica EV.Card. Após a solicitação, o cliente recebe o cartão de forma gratuita no endereço indicado até 20 dias corridos.
Com o EV.Card, o usuário consegue realizar o desbloqueio junto aos leitores das estações de recarga e assim liberar os conectores para seu veículo híbrido plug-in ou elétrico. breve, será disponibilizado um aplicativo que os usuários poderão usar para desbloquear também, que os clientes usarão de forma digital, sem a necessidade do cartão. Mobilidade cada vez mais presente O relatório mais recente da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) indica que, até 2040, cerca de 56 milhões de carros elétricos circulares pelas ruas e estradas do planeta. O levantamento indica ainda que, em 20 anos, mais da metade dos veículos vendidos no mundo serão elétricos. O Brasil seguirá uma tendência global de crescimento. De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado nacional de automóveis elétricos e híbridos deve crescer de 300% a 500% nos próximos cinco anos.
Também de acordo com a ABVE, de janeiro a junho de 2020, as vendas de automóveis elétricos (100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos não plug-in) cresceram em relação ao mesmo período de 2019- de 2.3568 unidades para 7.568 . Segundo estudo do Boston Consulting Group, espera-se que o número de automóveis elétricos no Brasil chegue a 2 milhões em 2030. Compromisso global A EDP tem o compromisso global de eletrificar 100% de sua frota até 2030, assim como desenvolver novas ofertas e soluções comerciais que promovam a transição energética. No Brasil, a companhia já realizou investimentos importantes no setor.
Em 2018, inaugurou um corredor de abastecimento de veículos elétricos entre Rio e São Paulo. Instaladas ao longo de 43 milhas da Rodovia Presidentetra, as estações de recarga tornaram-se possíveis ao fazer uma viagem completa em duas capitais mais populosas do Brasil. No fim de 2019, a EDP concluiu a instalação da maior rede de carregamento de veículos elétricos do Espírito Santo, com uma implantação de sete pontos de carregamento distribuído pelo Estado.