A linha de frente: Por dentro do Guardian Weekly de 9 de junho


Há um ano, o especialista indígena Bruno Pereira e o colaborador do Guardian Dom Phillips foram assassinados em uma área remota da Amazônia brasileira. Eles viajaram até lá para se encontrar com ativistas indígenas que patrulham o vale do Javari para protegê-lo da pesca ilegal e de quadrilhas de garimpeiros.

Suas mortes revelaram a devastação ambiental infligida pelo ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, bem como a extrema ameaça para aqueles que se atrevem a interromper as atividades das indústrias exploradoras da região. É por isso que, em colaboração com um consórcio internacional de jornalistas, o Guardian publicou o projeto Bruno e Dom: uma série que busca homenagear e dar continuidade ao trabalho deles. Você encontrará uma seleção de peças no Guardian Weekly desta semana e o restante está disponível online.

Evacuações estavam em andamento no sul da Ucrânia nesta semana após inundações causadas pela destruição de uma grande barragem hidrelétrica em Kherson, controlada pelos russos. O desastre ocorreu em meio a sinais de que o tão esperado contra-ataque de Kiev estava tomando forma. Julian Borger e Dan Sabbagh relatam de Kiev.

Do sul da Ásia, há um despacho de Hannah Ellis-Petersen sobre o devastador acidente ferroviário da semana passada no estado oriental de Odisha. Hannah também escreve, junto com Shah Meer Baloch, sobre a rápida erosão da base de poder do ex-primeiro-ministro Imran Khan no Paquistão.

Será que algum dia entenderemos como – ou o que – os animais estão pensando? A fascinante longa leitura de Adam Kirsch explora novas pesquisas sobre as capacidades das mentes dos animais.

Então, em uma mudança completa de ritmo, Rachel Aroesti considera a ascensão global dos podcasts e como eles prosperaram ao trazer uma sensação mais íntima e envolvente ao jornalismo de áudio.

Finalmente, há uma assinatura incomum em nossa seção de Opinião: o comediante Rowan Atkinson, que explica com eloquência por que seu caso de amor com carros elétricos diminuiu – e as medidas que devemos tomar para reduzir os danos ambientais da indústria automobilística.

Obtenha 12 edições da revista Guardian Weekly por apenas £ 12 (somente oferta no Reino Unido)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *