Bahia decreta estado de emergência por causa de gripe aviária

[ad_1]

Medida foi tomada em convênio com o Ministério da Agricultura para controlar a transmissão do H5N1 em aves no país; vale por 180 dias

O governo da Bahia decretou neste sábado (22 de junho de 2023) estado de emergência sanitária animal em todo o território devido à gripe aviária H5N1. A decisão foi publicada Diário Oficial fazer Estado. Você está em todo (467 KB).

em liberarO governo baiano afirmou isso em convênio com o Ministério da Agricultura e os 26 governadores dos dois estados brasileiros, além do Distrito Federal. o objetivo é “controlar a transmissão sanitária [da H5N1] que ocorre no país”.

O decreto tem validade de 180 dias. Ficou estabeleceu que:

  • Fica autorizado a mobilizar todos os órgãos do Estado para enviar esforços não intencionais para apoiar as ações necessárias para a prevenção do H5N1 e controle das possíveis consequências que o vírus pode causar;
  • As medidas de monitoramento e as ações preventivas em relação ao contágio do H5N1 em aves marinhas silvestres e ao risco de disseminação em granjas de subsistência e avicultura industrial na Bahia, devem seguir as normas e protocolos sanitários estabelecidos na legislação vigente;
  • as medidas de monitoramento, as ações preventivas e de análise de riscos do H5N1, adotadas pelo governo da Bahia, contarão com a colaboração de dois municípios e da iniciativa privada, que deverá observar as normas adotadas pelo Ministério da Agricultura;
  • para Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) emitirá as normas complementares para o cumprimento do decreto.

Em nota, ó governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), diz que o decreto é um esforço para controlar a gripe e eventuais consequências para a economia regional e o comércio internacional.

“Essa ação articulada entre os Estados e o governo federal tem o objetivo de mostrar nossa responsabilidade com a produção avícola e o respeito aos grandes produtores. Mas, também, à produção em pequena escala, que vai desde o produtor de um quintal até uma quinta de menor dimensão”, declarou o chefe do Executivo Estadual.

Segundo o governo baiano, a primeira contaminação foi notificada ao Estado no dia 17 de junho. Na última atualização, foram registrados 4 casos de infecção de aves nas cidades de Caravelas, Alcobaça, Prado e Porto Seguro.

Você primeiros registros da doença no Brasil Eles foram notificados em 15 de maio de 2023. Em 22 de maio, o governo federal público na edição extra de Diário Oficial Portaria declarando estado de emergência sanitária animal em todo o território nacional, por 180 dias, devido à detecção do vírus no Brasil.

A transmissão da gripe aviária é realizada através do contato com aves doentes ou mortas. A orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária é que a população não recolha aves que encontrem pais ou óbitos e chame o serviço veterinário mais próximo para evitar o contágio da doença.



[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *