Relação com o Congresso é a melhor das últimas décadas, diz Lula

[ad_1]

Segundo presidente, aprovação da reforma tributária e PL do Carf não lhe favorecem, mais decisões tomadas pelo Brasil

ou presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 5ª feira (13 de julho de 2023) que a relação do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional vive “Possivelmente o melhor momento das últimas décadas”. Pela declaração na solenidade de sanção do novo Minha Casa, Minha Vida, no Palácio do Planalto.

QUALQUER power360 Ele mostrou no início de julho que o petista tinha, em média, 1 derrota por mês na Assembleia Legislativa. Ao todo, desde o início da temporada, foram 6 derrotas.

Lula ainda não tem um grupo de apoio sólido na Câmara. Os parlamentares criticam a falta de articulação política do governo e a demora na liberação de emendas parlamentares. Dificultando ainda, nãoNesta legislatura, haverá o maior número de parlamentares de direita desde a redemocratização.

Para tentar conquistar ou apoiar dois deputados, principalmente do Centrão, que é fundamental para aprovar projetos de interesse do governo, Lula foi atender algumas demandas de dois parlamentares. Mais diálogo, convites para acompanhar o presidente em viagens aos Estados, trocas de ministérios e liberação de emendas estão na lista.

O Centrão espera que até o final de julho e início de agosto Lula faça uma mini-reforma ministerial envolvendo 3 partes: Turismo, Desenvolvimento e Esportes. No caso de 1º, ou deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) foi dada como certa para assumir o lugar de Daniela Carneiro.

O Ministério da Saúde é outro que foi incluído nas especulações comerciais. Enquanto isso, o governo diz que a ministra Nísia Trindade, uma das poucas indicações técnicas do 3º governo Lula, não está em negociação.

Sobre a liberação de emendas, na semana passada, por exemplo, em que estavam em votação projetos prioritários do Planalto como a reforma tributária e o PL do Carf, Lula registrou o novo recorde de não ter empreendido emendas de parlamentares em 1 dia : R$ 5,4 bilhões.

Segundo ou presidente, portanto, melhor na articulação não foi o motivo da aprovação de dois projetos: “O Senado é uma instituição independente da Presidência da República. Ele não precisa pedir uma licença para mim ou fazer isso por favor. Câmara também vive um momento em que o povo será assumido com a aprovação do Fisco e do Carf. Aprovei porque é para o Brasil, não é para nós, não é para o PT, não é para o Lula”disse nesta 5ª feira.

Assistir a toda a cerimónia (1h15min):



[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *