Como declarar Imposto de Renda atrasado?

[ad_1]








Trabalho, tarefas domésticas, estudos. A rotina de muitas pessoas costuma ser corrida e às vezes é difícil cumprir alguns prazos. No meio da permanência do dia a dia, alguns contribuintes não conseguem entregar a declaração anual do Imposto de Renda no tempo certo.

Se esse é o seu caso, não precisa se preocupar porque ainda é possível declarar o Imposto de Renda depois do fim do prazo. O caminho para isso é bem simples. Você vai precisar usar o mesmo programa usado para fazer a declaração antes do período de entrega.

A única diferença é que não vai ser possível fugir da multa, mas acertando as contas com o leão você evita o cancelamento do seu CPF e libera a restituição, caso você tenha valores a receber.

Confira, abaixo, como declarar Imposto de Renda atrasado.

Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar em sua declaração.

Este conteúdo leva em consideração as regras de declaração de 2022, já que as orientações para 2023 ainda não foram divulgadas pela Receita Federal.

Não dá pra fugir do Fisco sem arcar com as punições. Ou seja, todas as pessoas que se encaixam nos critérios da Receita Federal precisam declarar o IR.

Se não fizer isso, terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74 caso não tenha imposto a pagar. Mas, caso tenha que pagar algum tipo de imposto ao Fisco, o valor da multa começa em 1% ao mês devido (a partir do mês de maio) e pode chegar até 20% do valor do imposto.

Além da multa, o CPF do contribuinte ficará suspenso. Em outras palavras, todas as vezes que o CPF para consultado, aparecerá como “Pendente de regularização”. Isso o impedirá de ter acesso a vários serviços como:

  • Financiamentos;
  • Cartões de crédito;
  • Tirar o passaporte;
  • Viajar para fora do país;
  • Se matricular em uma instituição de ensino;
  • Tirar uma carteira de trabalho;
  • Entre muitas outras coisas.

E não é só isso: quem não declara o Imposto de Renda acaba caindo na malha fina e passando por uma investigação detalhada das movimentações financeiras feitas pelo contribuinte. Em último caso, uma pessoa também pode ter o CPF cancelado e ser oficialmente acusada de crime de sonegação fiscal (e pegar até cinco anos de prisão).

O processo é simples. Em primeiro lugar, é preciso acessar o programa da Receita Federal para preencher as informações e entregar a declaração, mesmo que atrasada.

Em outras palavras, você pode preencher e enviar sua declaração normalmente e o sistema entenderá automaticamente que você está em atraso. Mas, ainda assim, vai precisar pagar a multa.

Assim, após o envio, será gerado um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para o pagamento da multa – que deverá ser realizado em até 30 dias após a emissão.

Importante: as informações aqui são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar em sua declaração.

Este conteúdo leva em consideração as regras de declaração de 2022, já que as orientações para 2023 ainda não foram divulgadas pela Receita Federal.

Leia também:

Como saber se tenho Imposto de Renda atrasado?

IR 2023: entregou a declaração com erros? Veja como fazer a retificação

Cai na malha fina. E agora?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e nossa história aqui.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *