6 dicas essenciais de banho para cachorros (especialmente se seu cão odeia banhos)


banho de cachorro - cachorro bulldog francês em banheira de madeira com bolhas

Dar banho em seu cão é uma tarefa necessária, mas potencialmente avassaladora. Não importa a raça, todos os cachorros precisam tomar banho de vez em quando. Mas a hora do banho pode ser relaxante, não estressante. Aqui estão algumas dicas essenciais de banho para cachorros, especialmente se seu cão odeia banhos:

1. Prepare tudo

índice

Estar preparado é essencial para garantir que a experiência do banho transcorra sem problemas. Um banho suave pode ajudar seu cão a lidar com o processo. Reúna tudo o que você precisa, como escova, sabonete e toalhas. Mantenha algumas guloseimas à mão para recompensas. Certifique-se de que esses suprimentos estejam ao alcance da área de banho para que seu cão não fique sozinho.

Certifique-se de que seu sabonete é seguro para cachorros. Certos sabonetes podem ser agressivos para a pele do seu cão, portanto, escolha o tipo certo. Procure um xampu neutro com PH balanceado para cachorros sem fragrâncias ou corantes.

Este também é um ótimo momento para escolher seu local de banho. Se você tem um cachorro pequeno, uma pia pode ser uma opção mais fácil do que uma banheira. Para cachorros maiores, uma banheira geralmente funciona bem. Para cachorros muito grandes, um chuveiro maior com um chuveiro de mão é útil, mas uma banheira também pode funcionar.

Certifique-se de que seu cão tenha um bom equilíbrio no espaço de banho. Use um tapete emborrachado para oferecer ao seu cão uma melhor aderência. Isso os ajudará a se sentirem mais seguros, o que pode resultar em um banho mais calmo.

2. Tranquilize seu cão

Antes de iniciar o processo de banho, tire algum tempo para brincar ou exercitar o seu cão, ou simplesmente mimá-lo. Dê-lhes muito carinho e até alguns mimos. Eles vão começar a associar a hora do banho com amor e guloseimas. Isso pode ajudar os cachorros a começar a tolerar a hora do banho e talvez até ansiar por isso!

Experimente a técnica de treinamento de contracondicionamento para treinar seu cão a gostar da hora do banho. O contracondicionamento trabalha para criar experiências positivas para situações estressantes, o que pode ajudar a manter os cachorros calmos em passeios de carro ou durante o banho.

3. Escove seu cão primeiro

Escovar antes do banho é uma dica útil para cuidar dos cachorros, pois reduz muito o excesso de pelos na água do banho. Todo esse excesso de pelos pode entupir seus ralos. Isso também ajudará a se livrar de emaranhados e foscos. Emaranhados e pelos emaranhados podem reter o excesso de água, irritando a pele do cão.

4. Teste a temperatura da água e prepare seus ouvidos

Comece a encher a pia ou a banheira. Certifique-se de que a água esteja morna para não queimar seu cão. Uma temperatura ideal para a água do banho de um cão não é superior a 98 graus. Se a água estiver mais quente, pode aumentar a frequência cardíaca do seu cão.

Para proteger as orelhas do seu cão da água, coloque delicadamente bolas de algodão nas orelhas. Os cachorros tendem a balançar a cabeça quando a água entra. O truque da bola de algodão pode evitar tremores no meio do banho.

5. Dê banho no seu filhote com cuidado

Traga seu cão ao banheiro e, se possível, feche a porta. Isso evita fugas indesejadas com um cão encharcado.

Coloque seu cão na banheira, pia ou chuveiro. Molhe bem o pelo do seu cachorro, concentrando-se embaixo do pelo. Então, comece a lavar. Trabalhe suavemente o xampu no pelo do seu cão. Enxague bem! Resíduos de xampu podem irritar a pele de um cão, por isso certifique-se de enxaguar bem.

Certifique-se de limpar o rosto do seu cão com água limpa e morna. Não use xampu no rosto, pois pode irritar a pele sensível ao redor dos olhos, nariz e boca.

Certifique-se de secar bem o seu cão! Use uma toalha felpuda e certifique-se de levar o seu tempo para secá-los. Use um secador de cabelo na configuração fria se o seu cão estiver bem com isso. Segure-o longe, movendo-se com frequência.

6. Recompense bem o seu cão!

Depois que seu cão estiver seco, recompense-o com guloseimas! Mais uma vez, isso reforça a ideia de que a hora do banho pode ser divertida e não estressante. Além disso, certifique-se de elogiar seu cão por ser tão bom durante o processo.

Dar banho no seu cão vale a pena. É uma das dicas de limpeza doméstica para donos de cachorros que podem ajudar a manter sua casa limpa e fresca, além de ser saudável para o seu cão também.

Estas são apenas algumas dicas essenciais de banho para cachorros para tornar a hora do banho um pouco mais fácil, menos estressante e talvez até agradável para o seu cão. Mesmo que seu cão seja uma das raças de cachorros que tendem a amar a água, eles ainda podem não gostar de banhos.

Se o seu cão odeia banhos, lembre-se de torná-lo divertido para que ele aprenda a tolerá-lo melhor. Um cão limpo é um cão mais confortável e, muitas vezes, um dono mais feliz!



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *