6 curiosidades sobre o Lhasa Apso

O Lhasa Apso é um cão pequeno com personalidade brincalhona e afetuosa. Eles são enérgicos, tendem a se dar bem com crianças e são animais de estimação fantásticos para a família. Aqui estão mais algumas curiosidades sobre o Lhasa Apso:

cachorrinho lhasa apso andando entre flores

1. Lhasa Apso eram originalmente cachorros de guarda tibetanos

índice

O Lhasa Apso, como o Terrier Tibetano, era originalmente um cão de guarda interno. Eles se originaram há mais de mil anos no Himalaia. Eles muitas vezes podem ser encontrados guardando e supervisionando os interiores de mosteiros budistas e também lugares e palácios sagrados. Muitas vezes, esses pequenos cachorros guardavam o interior desses espaços sagrados enquanto os Mastins Tibetanos ficavam de guarda do lado de fora.

2. Seu nome é uma mistura de folclore e realidade

Lhasa vem do nome da cidade sagrada do Tibete, onde esses cachorros costumavam ser encontrados. Apso significa “cão de pelo comprido”. Então, eles receberam o nome por serem um cachorro de cabelos compridos de Lhasa. O Lhasa Apso também é chamado de “cão leão barbudo” e isso está enraizado no folclore.

No folclore tibetano, o protetor do Tibete é um mítico Leão da Neve. O Lhasa Apso é considerado uma representação terrena e real desse protetor mítico. É por isso que eles são considerados um “cão leão” e também porque muitas vezes eram considerados sagrados.

3. O Lhasa Apso foi originalmente considerado um Terrier

Por causa de sua aparência e relacionamento próximo com outros Terriers, o American Kennel Club originalmente reconheceu o Lhasa Apso como membro do Grupo Terrier. Isso ocorreu em 1935. Em 1959, a raça foi reatribuída e reconhecida como membro do Grupo Não Esportivo.

Veja também:

4 fatos interessantes sobre o maltês

4. Eles são brincalhões e tendem a ser cachorros engraçados

Embora faça sentido que um cão com um passado de guardião sagrado seja mais sério e reservado, isso não tende a ser o caso de um Lhasa Apso. Eles podem ser inicialmente reservados com estranhos, mas os Lhasa Apso tendem a ser cachorros amigáveis ​​e confiantes. Outro dos fatos sobre o Lhasa Apso é que eles tendem a ser cachorros cômicos e engraçados.

Esses cachorros tendem a ser bastante brincalhões e enérgicos. Além disso, esses cachorros tendem a ter uma disposição cômica, o que significa que eles costumam fazer coisas fofas e engraçadas se isso lhes chamar atenção e carinho de suas pessoas favoritas. Eles não estão acima de parecer bobos ou agir como tolos para se tornarem o centro das atenções.

5. Aulas de treinamento são incentivadas para proprietários de primeira viagem

Embora o Lhasa Apso seja altamente inteligente, ansioso para agradar e perceba as coisas rapidamente, eles também tendem a ter uma veia teimosa. Às vezes, eles assumem um caráter semelhante a uma criança voluntariosa, teimosa e determinada. Eles também ficam entediados facilmente e tentarão usar seu rosto fofo para ultrapassar os limites.

Por causa disso e porque o treinamento inconsistente leva a comportamentos indesejáveis, os donos de cachorros de primeira viagem são incentivados a se matricular em aulas de treinamento de filhotes. Isso ajudará a manter o treinamento consistente, fortalecerá o vínculo que você tem com seu filhote de Lhasa Apso e também oferecerá algumas oportunidades de socialização.

6. Sua pelagem é de baixa queda, mas requer manutenção

Embora um casaco de Lhasa Apso seja de baixa queda, requer muita manutenção para se manter saudável e com ótima aparência. Você pode optar por manter o casaco do seu Lhasa Apso longo ou prendê-lo em um “casaco de filhote” para um visual mais curto.

Independentemente do corte da pelagem, você precisará de cuidados profissionais a cada 4-6 semanas e um banho ou dois em casa entre as visitas, pois eles tendem a precisar de um banho a cada duas semanas. Além disso, o pelo de um Lhasa Apso tende a emaranhar quando úmido, mesmo que esteja limpo.

Então, depois de um banho, você precisa ter certeza de que a pelagem deles está completamente seca e que você os escova bem. Se a pelagem estiver presa em um grampo longo, você precisará pentear os emaranhados todos os dias para evitar a formação de emaranhados. Se for mantido no “corte de cachorro” mais curto, você pode se safar com o secador algumas vezes por semana.

Estas são apenas algumas curiosidades sobre o Lhasa Apso. Se você acha que esta raça de cachorro pequena e amorosa pode ser a certa para você, saiba mais sobre eles e confira os filhotes de Lhasa Apso disponíveis. Você pode acabar encontrando seu novo melhor amigo!

Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo site do Sertão Alerta portal para mais conteúdos e notícias como esta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *