O Maremma Sheepdog é uma grande raça de cachorros de trabalho originária da Itália. Eles são conhecidos por seus casacos macios de cor branca ou creme e são frequentemente usados para proteger o gado. Aqui estão mais alguns fatos sobre Maremma Sheepdogs:
1. Eles têm origens no Império Romano
índice
O Maremma Sheepdog é considerado nativo da Itália central, bem como de Abruzzo, da região de Maremma do Lácio e da Toscana e de outras partes do norte do sul da Itália. Mas, suas origens podem ser rastreadas até o Império Romano.
Além da literatura romana antiga que descreve cachorros pastores brancos, também existem inúmeras representações em esculturas, pinturas, estátuas e outras fontes romanas. Esses cachorros pastores brancos são considerados os ancestrais do Maremma Sheepdog.
2. Os cachorros pastores de Maremma guardam ovelhas há séculos
Maremma Sheepdogs eram mais frequentemente encontrados em fazendas e trabalhando com pastores em todo o interior da Itália. Seu trabalho mais importante e mais comum era proteger rebanhos de ovelhas dos lobos. Este é um trabalho que eles vêm fazendo há séculos e ainda podem ser encontrados hoje, especialmente na região de Abruzzo.
3. Eles também podem proteger os pinguins
Middle Island é o lar de uma colônia de Little Penguins que foi atormentada por ataques de raposas. Em 2006, Maremma Sheepdogs foram trazidos para proteger a população de pinguins das raposas.
Graças aos seus protetores caninos, a população de pinguins na ilha cresceu de menos de 10 pinguins para cerca de 180 pequenos pinguins que retornam à ilha a cada época de reprodução.
Embora uma ocorrência rara, o Projeto Maremma da Ilha do Meio mostrou que os cachorros pastores de Maremma poderiam proteger espécies ameaçadas de predadores.
Veja mais:
4 curiosidades sobre Gordon Setters
5 fatos sobre Mini Goldendoodles
4. Os Pastores Maremma Precisam Trabalhar
Maremma Sheepdogs são uma verdadeira raça de trabalho que precisa de um trabalho para ser feliz e saudável. Se você não der a eles um, eles muitas vezes tentarão encontrar um por conta própria e geralmente estarão protegendo você e sua propriedade.
Esta raça de cachorros se dá melhor em uma situação em que é um cão de trabalho. Eles podem se tornar um companheiro de família em tempo integral, mas exigem testes de temperamento, treinamento de obediência e socialização intensiva. E, você ainda precisará encontrar algum tipo de trabalho para eles fazerem dentro da família.
5. Eles são um guardião instintivo
Esses cachorros protegem e guardam por instinto. Durante séculos, eles passaram dia e noite com seu rebanho de ovelhas para guardá-los e protegê-los. Eles estão acostumados a ser o chefe responsável pelo seu trabalho e tomar decisões de forma independente sobre como fazer melhor, avaliar ameaças, reagir, etc.
Apesar de se relacionarem com suas famílias e demonstrarem afeto, também estão acostumados a trabalhar por conta própria e passar tempo com suas famílias quando estão “fora do horário”.
Isso pode tornar difícil para uma Maremma fazer a transição de um guardião de trabalho para apenas um companheiro da família. Além disso, seu instinto protetor não desaparece e tende a aumentar à medida que envelhecem, o que pode se tornar um problema se não for tratado adequadamente por um proprietário experiente.
Estes são apenas alguns fatos sobre Maremma Sheepdogs. Se esta raça de cachorro parece ser o ajuste certo para sua fazenda, saiba mais sobre eles e confira os filhotes de Maremma Sheepdog disponíveis. Você pode acabar encontrando o complemento perfeito para sua fazenda e família!