Assim como o nome indica, os Mastins Tibetanos são enormes! Mas, não deixe seu tamanho assustá-lo. Esses gigantes suaves são companheiros leais, bem como cachorros de guarda fiéis. Aqui estão mais alguns fatos sobre os Mastins Tibetanos:
1. Os Mastins Tibetanos são conhecidos como “O Cão Urso”
índice
Os Mastins Tibetanos se parecem mais com um urso do que com um cachorro; e, francamente, aja mais como um urso também. Como os ursos, o Mastim Tibetano é frequentemente descrito como distante. Eles são cachorros de guarda e muitas vezes saem sozinhos para patrulhar. Os Mastins Tibetanos valorizam o espaço pessoal e são altamente protetores de seu território e de sua família.
Assim como os ursos, esta raça gosta de seguir seu próprio cronograma e não gosta de ser instruído sobre o que fazer. Por causa dessa teimosia, esses cachorros precisam de treinadores firmes e consistentes. Mas, com bastante prática e paciência, os Mastins Tibetanos trabalharão com seus donos para chegar a um acordo.
2. Seu nome é na verdade um equívoco
Mesmo que o Mastiff esteja em seu nome, esta raça não é um verdadeiro Mastiff. Esses cachorros foram chamados de Mastins pelos primeiros europeus que chegaram ao Tibete. Na Europa, Mastiff era um termo que se referia a qualquer cão grande.
Mastins tibetanos não foram os únicos cachorros no Tibete a serem nomeados incorretamente por colonos europeus. Um nome mais verdadeiro para esta raça seria cão de montanha tibetano ou cão de montanha do Himalaia. Esses nomes refletem muito melhor as regiões de onde o cão é originário.
3. Mastins tibetanos eram cachorros de guerra antigos
Os Mastins Tibetanos têm uma longa e fascinante história. Dizem que seus ancestrais acompanharam os persas durante o reinado de seu império. Eles conquistaram continentes com os romanos e os hunos, e os historiadores acreditam que os precursores do Mastim Tibetano foram celebrados como cachorros de guerra até se estabelecerem nos vales tibetanos.
Depois de ficarem isolados por anos, eles acabaram se tornando mais domesticados. Eles não perderam sua independência, no entanto. Os cachorros ficavam em casas durante o dia, mas vagavam livremente à noite para a proteção da aldeia.
Com o tempo, eles se tornaram confiáveis e reverenciados pelos aldeões em todo o Tibete e no Himalaia. Os Mastins Tibetanos ainda são uma das raças de cachorros mais independentes, mas também são leais e dedicados às suas famílias. Quando seu Mastim Tibetano finalmente se tornar seu companheiro, ele será seu defensor por toda a vida.
4. Eles são uma das maiores raças de cachorros
Assim como o nome indica, esses cachorros são enormes. Mastins tibetanos machos podem atingir 26-30 polegadas de altura no ombro, enquanto as fêmeas podem crescer até 24 polegadas ou mais. Nas patas traseiras, eles podem ficar quase tão altos quanto os humanos. Em alguns casos, até mais alto que os humanos!
Uma faixa de peso saudável para Mastiffs Tibetanos machos é de 100 a 160 libras, enquanto as fêmeas podem variar de 75 a 125 libras, ou mais. E, seus casacos pesados apenas aumentam seu tamanho!
Apesar de sua estatura, esses gigantes calmos são bastante leves em seus pés. Quando encontram algo que percebem como uma ameaça, agem com rapidez e agilidade que certamente surpreende pelo seu tamanho.
Estes são apenas alguns fatos sobre os Mastins Tibetanos. Os Mastins Tibetanos são companheiros leais e amorosos que guardam e protegem com tudo o que têm. Não deixe que sua natureza independente o engane – eles são suaves e contentes em estar com as pessoas que amam.
Se você acha que esta pode ser a raça de cachorro certa para você, saiba mais sobre eles, então dê uma olhada nos filhotes de mastim tibetano disponíveis. Você pode acabar encontrando o complemento perfeito para sua família!