4 dicas para desenvolver a inteligência emocional no trabalho


No livro “Inteligência Emocional 2.0”, publicado pela TalentSmarté apresentado um estudo que revela uma informação interessante: inteligência emocional é responsável por 58% do desempenho de um profissional.

Além disso, 9 em cada 10 profissionais de alto desempenho têm essa habilidade bem desenvolvida.

Mas o que é inteligência emocional? Por que ela é tão importante? Como desenvolvê-la? Confira as respostas nos próximos produtos!

O que é inteligência emocional?

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Uma das melhores definições sobre a inteligência emocional foi feita por Daniel Goleman – psicólogo e PHD da Universidade de Harvard – no seu Best-seller “Inteligência Emocional”. Segundo ele, essa habilidade envolve a capacidade de gerenciar sentimentos para que sejam expressos de modo eficaz e apropriado.

Administrar as emoções, conforme explicado no livro, é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo. Porém, ainda de acordo com Goleman, para que a inteligência emocional faça parte da nossa personalidade, é preciso que esteja sobre cinco pilares:

  1. Autoconsciência;
  2. Automotivação;
  3. Autorregulação;
  4. Empatia;
  5. Habilidades sociais.

Qual é a importância da inteligência emocional no mundo corporativo?

Quando um profissional tem inteligência emocional, são grandes as chances de ter uma carreira bem sucedida. Um dos motivos para isso é a capacidade de enfrentar desafios com resiliência – algo fundamental no mundo corporativo. Outra razão deve ser a facilidade em lidar com colaboradores e clientes.

Podemos citar também o controle de emoções negativas. Esse comportamento vindo da inteligência emocional é importante porque as emoções transversais podem prejudicar o profissional e sua equipe.

Em vista dos aspectos positivos, esse conjunto de competências faz com que o indivíduo se destaque na empresa, gerado em promoções, melhores salários e até cargas de liderança.

Atitudes que ajudam a desenvolver a inteligência emocional

Separamos algumas atitudes que podem ajudar os profissionais a chegarem mais perto de gerenciar suas emoções. Possibilitando, assim, o aparecimento de mais oportunidades e de reconhecimento no ambiente corporativo.

Fale sobre o que incomoda

Situações de estresse no ambiente de trabalho não devem ser ignoradas que não sejam mais lembradas até. O ideal é que quem se sente incomodado avalie bem qual foi o tipo de atitude ou situação que, de fato, lhe causa um dissabor – permitindo, dessa forma, conversar sobre o assunto e encerrá-lo por completo.

observação é fundamental

É importante estar atento aos sinais, às emoções e ao comportamento de quem trabalha com você. Dessa forma, busque identificar o que pode estar errado ou o que pode estar escondido até.

Fique atento na sua capacidade de influenciar

Prestar atenção no tipo de assunto ou afirmação que faz com que os outros concordem com você, mesmo que sutilmente. Esse é o tipo de capacidade que pode servir de base para a construção de uma carreira de sucesso e, por isso, deve estar sempre no seu foco de atenção.

Saiba que o seu sucesso também depende dos outros

Ter em mente que o seu trabalho sempre precisa do apoio e da colaboração de outras pessoas é essencial para o sucesso, e ter empatia e respeito com seus colegas é a melhor forma de se adaptar a diferentes necessidades e cenários (que levam em conta os seus colegas) para realizar um bom trabalho e ser reconhecido por isso.

4 dicas sobre inteligência emocional para o RH aplicar na jornada de trabalho

O RH, em especial, precisa criar estratégias para o desenvolvimento da inteligência emocional na empresa. Como fazer isso? Vamos a algumas dicas:

1- Construa a motivação nas equipes

De acordo com uma pesquisa realizado por pesquisador da Universidade de Yale, quando os profissionais são motivadores a trabalharem em equipes, é mais fácil desenvolver emoções positivas – um aspecto da inteligência emocional. O resultado é o aumento da produtividade interna.

2- Realize dinâmicas

Dinâmicas em grupo são ferramentas importantes para o desenvolvimento da inteligência emocional. Nesse tipo de treinamento podem ser incluídos jogos e atividades que estimulam o autoconhecimento, empatia, interação, autocontrole e automotivação dos participantes.

3- Fortaleça a comunicação

O RH pode implantar a cultura do feedback para melhorar a comunicação entre os gerentes e as equipes. O objetivo é apontar o que cada profissional precisa melhorar para desenvolver a inteligência emocional. Todos devem ser incentivados a fazerem críticas construtivas e elogios sinceros.

4- Mensure as habilidades

Conforme aqui, a inteligência emocional é embasada em algumas habilidades. Com a ajuda de um software de gestão comportamental, o RH consegue mensurar o nível dessas habilidades dos colaboradores. Desse modo, é possível criar estratégias para desenvolvê-las nas equipes.

Podemos dizer que a inteligência emocional continue a ser uma das habilidades mais requisitadas pelas organizações do mundo corporativo. Em vista disso, os profissionais devem se esforçar em desenvolvê-la. Por outro lado, os RHs precisam identificar essa habilidade nos candidatos a uma vaga interna para montar vezes de alto rendimento.

Entendeu como a inteligência emocional potencializa o trabalho nas empresas? Quer conhecer outras dicas exclusivas para desenvolver essa habilidade no seu tempo? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como cuidar da saúde mental e emocional dos colaboradores!

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