O Gordon Setter é a maior de todas as raças de setter. Com um físico musculoso e longos cabelos negros e sedosos, eles têm uma aparência marcante. Aqui estão algumas curiosidades sobre Gordon Setters:
1. Gordon Setters foram criados na Escócia para caçar pássaros
índice
Embora sua linhagem antiga possa ser rastreada até 1620, não foi até cerca de 200 anos atrás que os Gordon Setters foram desenvolvidos na Escócia para estabelecer, ou “fixar”, quando localizavam pássaros. Esse estilo de caça mostrava aos caçadores onde estavam os pássaros sem assustá-los.
Os caçadores poderiam então jogar uma rede ao redor da área onde seu Gorden Setter sinalizou. Com a rede no lugar, eles podem lavar, capturar e colher as aves facilmente. Às vezes, a rede também era jogada ao redor do cachorro!
Durante o século 19, a ampla categoria de Setters divergiu em raças específicas de Setters. Raças específicas de Setter foram identificadas e desenvolvidas com base na localização, terreno e método de caça. A estrutura quadrada do Gordon Setter e a estrutura óssea mais pesada em comparação com outros Setters serviram bem no terreno íngreme da Escócia.
2. Eles são nomeados após um duque
Um antecessor do Gordon Setter foi a raça “Black and Tan Setter”. Esta raça foi desenvolvida, em parte, por Alexander Gordon. Ele foi o quarto duque de Gordon e possuía um canil em Gordon Castle.
Embora seus cachorros iniciais se assemelhassem ao Setter Inglês, os cruzamentos subsequentes do Black e Tan Collie de pelagem plana, Black Pointers, Solid-Black Setters e Bloodhounds ajudaram a criar o Gordon Setter como a raça distinta que conhecemos hoje.
Veja também:
5 fatos sobre Mini Goldendoodles
Setters Ingleses: Tudo sobre a raça
3. Gordon Setters foram um dos cachorros originais do American Kennel Club
O Gordon Setter foi uma das nove raças originais de cachorros a serem registradas no American Kennel Club. Em 1872, o British Kennel Club reconheceu oficialmente o Black and Tan Setter. A raça do cão foi registrada na América em 1878. O AKC reconheceu oficialmente a raça em 1884 como Gordon Castle Setter.
Em 1893, apenas oito anos depois, o American Kennel Club alterou o nome da raça de Gordon Castle Setter para Gordon Setter. Embora esta alteração ao nome ocorreu em 1893 para o AKC, o Kennel Club (British Kennel Club) não aceitou oficialmente o nome Gordon Setter até 1924.
4. Um ex-secretário de Estado ajudou a introduzir a raça nos EUA
Na década de 1840, Daniel Webster e George Blunt de Nova York trouxeram o Gordon Setter para os Estados Unidos pela primeira vez. Webster serviu como secretário de Estado de 1841-1843 e novamente de 1850-1852.
Webster e Blunt compraram Rachael e Rake, um macho e uma fêmea, do Duke of Gordon Kennels e os trouxeram para os Estados Unidos. Esses dois cachorros se tornaram a pedra angular da raça de cachorros Gordon Setter nos Estados Unidos.
Estas são algumas curiosidades sobre Gordon Setters. Se você está apaixonado por sua aparência lisa e orelhas melancólicas, considere aprender mais sobre eles para garantir que eles sejam adequados para você e, em seguida, confira os filhotes de Gordon Setter disponíveis. Nunca se sabe; esta raça incomum e bem-humorada pode ser exatamente o que você precisa em sua vida!