39% dos pequenos negócios usam cartão para se financiarem

[ad_1]

Menos de 10% das micro e pequenas empresas conseguem financiamentos via bancos públicos ou privados

Diante da dificuldade de acessar crédito bancário, 39% dos pequenos negócios têm usado o cartão de crédito como modalidade de financiamento. O dado é da 10ª edição da pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil”, realizada pelo Sebrae.

De acordo com o levantamento, só uma pequena parcela das micro e pequenas empresas conseguem empréstimos em bancos públicos (4%) e privados (7%). O presidente do Sebrae, Décio Lima, atribui o resultado à burocracia, à exigência de garantias e às altas taxas de juros.

“Por essas razões, os empreendedores acabam buscando financiamento fora dos bancos e optando pelo cartão de crédito ou a negociação de prazo com os fornecedores. O acesso a crédito no Brasil é ainda um dos grandes entraves que impedem o desenvolvimento econômico e social do país de forma mais vigorosa e sustentável”, diz.

A 2ª modalidade de financiamento mais usada pelos pequenos negócios são pagamento de fornecedores a prazo (20%). Em seguida, aparecem cheque especial (7%) e dinheiro de amigos e parentes (7%) e só depois os bancos.

Tipos de financiamento:

  • cartão de crédito (pessoal ou empresarial): 39%;
  • pagamento de fornecedores a prazo: 20%;
  • cheque especial: 7%;
  • dinheiro de amigos e parentes: 7%;
  • empréstimos em bancos privados: 7%;
  • empréstimos em bancos públicos: 4%.

A pesquisa realizou 6.237 entrevistas por telefone no período de 1 a 30 de junho de 2023. Foram ouvidos microempreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas dos setores de comércio, serviços e indústria.



[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *