28 de setembro: Dia Mundial da Raiva


gato cachorroNos mundos desenvolvidos, a raiva é principalmente uma coisa do passado. Em alguns casos, cachorros selvagens ou animais com raiva podem entrar em contato com humanos, mas geralmente são tratados com rapidez e segurança.

Nos países em desenvolvimento, no entanto, a raiva ainda é uma ameaça atual e mortal. Muitas crianças nesses países morrem de raiva por falta de conhecimento e tratamento médico. Esta é uma morte completamente evitável que pode ser curada com rapidez e segurança se tratada adequadamente.

Em homenagem ao Dia Mundial da Raiva, aqui estão os passos que você deve seguir se suspeitar de contato com a raiva:

Primeiro socorro

índice

Se você ou um ente querido suspeitar que foi mordido por um cão raivoso, eis o que você deve fazer:

1. Lave a ferida por 15 minutos.

Use sabão antisséptico suave, se disponível, e use água morna para resfriar. Isso ajudará a reduzir a inflamação e a acalmar a vítima da mordida.

2. Use anti-séptico.

Depois de lavar as mãos, use um enxágue antisséptico, como peróxido de hidrogênio, etanol ou iodo. Isso ajudará a prevenir infecções secundárias e manterá a ferida limpa e livre de irritantes.

3. Procure atendimento médico.

Agora que a ferida está limpa, você deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. É melhor chamar uma ambulância enquanto lava a ferida. Dessa forma, eles chegarão até você rapidamente sem comprometer a ferida.

eduque-se

Enquanto muitos de nós sabemos sobre a ameaça da raiva, poucos de nós percebem como a raiva pode ser comum e mortal. A melhor coisa que você pode fazer para proteger a si mesmo e aos outros da raiva é educar as pessoas ao seu redor. Você pode fazer isso conversando com sua família e entes queridos, organizando um evento ou doando para a Aliança Global para o Controle da Raiva. Qualquer maneira que você decidir ajudará você e outras pessoas ao redor do mundo a entender o perigo da raiva e aprender como evitá-la.

Torne o tratamento prontamente disponível

Nos países em desenvolvimento, é necessário que as vacinas e os tratamentos contra a raiva estejam prontamente disponíveis ao público. Dessa forma, o público estará seguro e não terá mais medo de cachorros e outros animais. Por causa da raiva, muitos animais foram mortos, muitas vezes de forma desumana, para evitar a propagação da raiva.

No entanto, isso não impede nem reduz a ameaça. Cães e outros animais selvagens sempre virão ao território após a morte de um animal para reivindicá-lo como seu. Por causa disso, o ciclo só continua. Tornar a educação e o tratamento disponíveis ao público ajudará a prevenir a morte desnecessária de humanos e animais.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *